Muscle Up -o PRIMEIRO pré-requisito

Entenda qual o primeiro movimento que você deve "saber fazer" e quais as condições para que ele seja bem executado objetivando o BMU.

ALUNOSBIOMECANICABMU - MUSCLE UPPROFESSORES

Renato Koji

12/15/20253 min read

Pull-up Strict: O Pré-Requisito Rei Para Dominar o Muscle Up (BMU)

*Assista a aula e execuçao dos movimentos no YouTube - https://youtu.be/x1eTDEOfQto?si=n2rWEpSAQumrzZRJ

Se você busca evoluir para movimentos avançados como o Muscle Up (BMU), há um exercício fundamental que você não pode ignorar: o Pull-up Strict. Não se trata apenas de conseguir subir, mas sim de executar o movimento com a forma correta, pois ele é o "mínimo do mínimo" indispensável para garantir a transferência de força.

Por Que o Pull-up Strict é Crucial para o BMU?

O Pull-up Strict é considerado o "exercício rei" para o Muscle Up e outros movimentos. A razão é simples: a ação que o corpo realiza no pull-up é a mesma necessária para o BMU

A movimentação de fechar o ângulo do braço é idêntica em ambos os exercícios. A única diferença é que, no pull-up strict, o braço já está flexionado, enquanto no Bar Muscle UP, o braço começa estendido.

Braço proximo ao corpo Braço proximo ao corpo

Se você não conseguir realizar o pull-up strict com a técnica e a força corretas, você não terá a base necessária para transpor a barra no Muscle Up, nem para outros movimentos como o Tuck Lever ou o Pé na Barra.

O Papel Gigante da Dorsal (Latíssimo do Dorso)

Muitas pessoas cometem erros de execução no pull-up strict, curvando o corpo ou balançando, e erroneamente supõem que isso é falta de força no core.

Na verdade, a falta de uma boa execução é causada pela falta de força na dorsal (latíssimo do dorso). A dorsal é um músculo "gigantão" e o principal responsável por realizar essa ação.

O que acontece quando a sua dorsal não é forte o suficiente?

Compensação Corporal: O corpo se ajusta automaticamente para a posição mais favorável para gerar força. A posição mais favorável para a dorsal é na horizontal (como na remada).

Perda de Alinhamento: Ao invés de se manter firme e reto, você entorta o peito para alinhar as fibras da dorsal com o vetor de força da barra, e simultaneamente deixa a perna baixa.

Corpo inclinando pra trás, perdendo a postura de "hollow"

Zero Transferência: Se você realiza o pull-up strict entortando o corpo, essa execução não terá transferência para o Bar Muscle Up, pois a posição exigida para subir na barra é reta e firme.

É preciso conseguir fazer o pull-up strict com força na dorsal e na forma correta para que o movimento seja transferível.

Protocolo de Força: A Solução Para a Evolução

Se você está começando e sente que não conseguirá cumprir os pré-requisitos iniciais de treinamento, a recomendação é clara: faça um protocolo de força.

Benefícios do Protocolo de Força:

Aumento de boas Repetições

Inclusão no Treinamento: A força não deve ser vista como um obstáculo, mas sim como um facilitador. Como diz o lema: "A força não te exclui, a força te inclui".

Acesso a Outros Movimentos: Ao ganhar força no pull-up strict, você conseguirá realizar uma série de movimentos que antes pareciam difíceis